A VIDA DEPOIS DO CICLONE IDAI | MANICA

Categoria

, ,

Sobre este projecto

A comunidade de Dombe fica localizada no meio rural do distrito de Sussundenga, na região centro de Moçambique, a 145 km da cidade capital de Chimoio, província de Manica. Segundo dados do último senso feito, o distrito conta com 87,9 mil habitantes, na sua maioria falam língua local, o Ndau.

A pastorícia e a agricultura familiar são as principais fontes de rendimento da população do distrito de Sussundenga. No primeiro trimestre desde ano, o posto administrativo de Dombe foi fortemente assolado pelo Ciclone Idai, que fez vitimas em quase toda religião centro do País. Dombe está mergulhada numa situação mais difícil do que antes devido as calamidades naturais, muitas famílias foram desalojadas e dados oficiais confirmam mais de 450 mortos, milhares de feridos e desaparecidos, para além de danos irreparáveis às estruturas da região.

Muitas aldeias da comunidade para além de perderem machambas e o gado de criação, que eram a principal fonte de rendimento da comunidade, percorrem longas distâncias, porque tudo passou a ser longe devido a intransitabilidade de algumas vias. Em Dombe, existem duas escolas secundárias, uma pertencente ao Estado (Escola Secundária de Dombe), que lecciona da 8ª a 10ª classe. E a outra é Escola Secundária Comunitária Divina Providência de Dombe pertencente à Missão de Dombe que lecciona de 8ª a 12ª classe com 647 alunos. Apesar de existência de internatos na escola secundária comunitária, 45% dos alunos caminham cerca de 13 km ida e volta para concretizar a frequência escolar.

Esta situação é similar também para os técnicos de saúde, os agentes polivalentes e activistas comunitários que para providenciar cuidados de saúde através da campanha móvel de combate a malária e outras doenças, percorrem distâncias acima de 24 km.
A Helpo, em parceria com a Missão de Dombe, Centro de saúde do posto administrativo e o Governo provincial está directamente no terreno a providenciar apoio de resposta à situação de emergência, a campanha tem em vista apoiar as populações mais afectadas com um meio de transporte, a bicicleta e assim facilitar-lhes o acesso às escolas, clinicas, machambas ou mesmo na busca de água e lenha para as suas famílias, tentando fazer com que o seu dia-a-dia seja menos difícil.

Esta campanha fornecerá:
• 100 Bicicletas
• Transporte
• Peças Suplentes e Acessórios.

Concluido

Arrecadado: $1200

Bicicletas: 100

Av. Kwame Nkrumah, n˚417, Sommerschield
Maputo, Mozambique

info@mozambikes.com

+258 82 821 7825 | +258 84 340 0310

Copyright © 2022 Mozambikes.
Todos Direitos Reservados.

Encontre-nos aqui

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram