1000 DIAS DE BOA ALIMENTAÇÃO – NUTRIÇÃO PELAS GRÁVIDAS E CRIANÇAS | NAMPULA

Categoria

, , , ,

Sobre este projecto

Este projecto visa contribuir para a diminuição da prevalência da desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos e para a redução da situação de insegurança alimentar no distrito da Ilha de Moçambique.

A Ilha de Moçambique se situa na província de Nampula, que é a província de Moçambique com a mais elevada taxa de desnutrição crónica (acima de 50%, SETSAN, 2013) este distrito é um distrito com pobre presença da agricultura familiar.

De acordo com estes dados e, através duma estratégia de actuação que assenta nos princípios da Educação Alimentar e Nutricional, este projecto tem como objectivo específico: melhorar o estado nutricional das mulheres, grávidas e lactantes (MGL), e crianças durante os primeiros 1000 dias de vida (período crucial do desenvolvimento físico e cognitivo ) através da produção dos alimentos locais e da sua disponibilidade anual utilizando técnicas de conservação, transformação e armazenamento (CTA).

Serão criados campos comunitários de demonstração agrícola nas 5 comunidades e escolhidas 150 MGL (30 em cada comunidade) representantes dos seus agregados familiares, para serem capacitadas por uma rede de 25 mulheres activistas, em técnicas de CTA e de demonstrações culinárias com recurso a alimentos locais.

Estas comunidades veem como mais valia a aquisição de uma bicicleta para cada uma das 25 mulheres activistas, ativas e vigilantes nas suas comunidades, no sentido em que realizarão com maior sucesso o seu papel e mais facilmente chegarão a um número maior de agregados familiares com os seus conhecimentos. Carinhosa apelidada de Nutribike, esta seria uma bicicleta adaptada de forma a que a mulher ativista consiga transportar consigo, na mochila e/ou no cesto da bicicleta, uma mini-cozinha ambulante equipada com todos os materiais e instrumentos necessários para as aulas de culinária, CTA e sensibilizações na comunidade. O acesso a uma bicicleta por parte destas mulheres ativistas irá seguramente aumentar a sua motivação para a participação activa no projecto e permitir que consigam fazer o devido acompanhamento de forma contínua aos beneficiários.

Beneficiários totais: 15.299 agregados familiares do distrito da Ilha de Moçambique; 11.669 crianças menores de 5 anos do distrito da Ilha de Moçambique.
Objetivos Gerais: •Diminuir a mortalidade infanto-juvenil ; •Diminuir a prevalência da desnutrição crónica em crianças menores de 5 anos ; •Reduzir a situação de insegurança alimentar dos agregados familiares ; •Contribuir para o combate à pandemia Covid-19 nesta província de Nampula.

Esta campanha fornecerá:
• 25 Bicicletas
• Transporte
• Peças suplentes e Acessórios
• Treino básico sobre cuidados e manutenção de bicicletas

Concluido

Arrecadado: $3750

Bicicletas: 25

Av. Kwame Nkrumah, n˚417, Sommerschield
Maputo, Mozambique

info@mozambikes.com

+258 82 821 7825 | +258 84 340 0310

Copyright © 2022 Mozambikes.
Todos Direitos Reservados.

Encontre-nos aqui

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram