CUIDAR DOS MAIS VELHOS | SOFALA

Categoria

, ,

Sobre este projecto

Activistas percorrem mais de 40Km para oferecer ajuda – vila de Caia

Rosa é um ativista que trabalha na assistência domiciliar, diariamente viaja muitos quilômetros para visitar os pacientes, trazer medicamentos, falar com eles e com suas famílias. Rosa é um membro da associação Mbaticoyane e do programa Cuidados Domiciliários Integradas e conscientização para a saúde fundado em 2017 no distrito de Caia pelo CAM – Consórcio Associações com Moçambique.

Os 22 ativistas dos CDI, acompanhados por 2 supervisores e 1 enfermeiro, fazem acompanhamento mensal de cerca de 100 doentes graves no domicílio deles, prestando assistência e cuidados básicos aos doentes nos estádios 3 e 4 de HIV, dando apoio psicossocial aos doentes acamados e com outras doenças crónicas, sensibilizando os doentes e suas famílias em educação nutricional e direita observação do tratamento. Os CDI dão palestras, levantam os medicamentos dos doentes e levam os mais graves às unidades sanitárias.

Cada ativista teoricamente cobre uma área de 5 km, mas na prática chega a percorrer mais de 10 km para o acompanhamento, até 40 km para levar os doentes no hospital. As estradas para chegar no hospital estão em péssimas condições, cheia de covas e depressões e durante a estação chuvosa se formam riachos que impossibilitam a passagem. Para este serviço são utilizadas dois “macas-ambulância” ligadas a bicicletas: as bicicletas usadas atualmente, no entanto, são muito velhas e não confiáveis, eles quebram com muita frequência.

Fundada no ano 2009, a associação Mbaticoyane tem 43 membros, 22 dos quais ativistas dos Cuidados Domiciliários Integrados (CDI) e são operadores na Casa da Saúde. Surgiu para promover o bem-estar físico e a integração social de pessoas da comunidade com doenças crónicas (HIV e SIDA), pessoas deficientes e crianças órfãs. Desenvolve também ações de sensibilização e divulgação sobre transmissão de doenças e prevenção.

Esta Campanha fornecerá:

  • 32 Bicicletas
  • Transporte para a Vila de Caia no Distrito de Caia
  • Peças Suplentes e Acessórios (Lanterna, Bombas e ferramentas)
  • Treino básico em mecânica e manutenção de bicicletas
  • Formação de um técnico para fazer a manutenção das bicicletas, incluindo uma caixa de ferramentas completa.

Concluido

Arrecadado: $5200

Bicicletas: 32

Av. Kwame Nkrumah, n˚417, Sommerschield
Maputo, Mozambique

info@mozambikes.com

+258 82 821 7825 | +258 84 340 0310

Copyright © 2022 Mozambikes.
Todos Direitos Reservados.

Encontre-nos aqui

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram