ENCURTANDO DISTÂNCIAS (PROJECTO ESCOLAR) | NAMPULA

Categoria

, ,

Sobre este projecto

Estudantes de Natoa caminham 15km para poder estudar distrito de Rapale

Natoa é uma povoação localizada à beira da Estrada Nacional Nº1 que faz a ligação entre o Norte e o Sul de Moçambique. A povoação está no distrito de Rapale e fica a menos de 16 quilómetros da cidade de Nampula.

Apesar do fácil acesso e proximidade a Nampula, Natôa é uma povoação com características manifestamente rurais, é uma zona de casas dispersas e pouca concentração de habitantes. As casas são feitas de materiais locais, paus, pedras e matope, sendo colocado capim como telhado. Esta povoação, assim como a maioria que se encontra nos arredores das cidades, não tem acesso a água canalizada nem energia eléctrica. Mas têm um poço/furo com bomba manual, que serve tanto a comunidade como a escola.

A actividade primordial da população é a agricultura, no entanto, as terras não são muitos férteis e estão bastante saturadas, pelo que o cenário do dia-a-dia em geral é de extrema pobreza. Os habitantes vivem principalmente do cultivo e venda de cereais. As graves condições económicas das famílias repercutem-se no acesso à educação e o abandono escolar é significativo.

No final do ensino primário, poucos são os alunos que se mudam para casa de familiares na cidade de Nampula e para darem continuidade aos seus estudos. A maioria continua a viver em Natôa, a colaborar com os pais na machamba, e a percorrer longas distâncias para chegar à escola secundária mais próxima.

Neste ano lectivo de 2016, há 9 alunos de Natôa a frequentar a Escola Secundária da Namaíta, a mais duas horas a pé de caminho (15 km), pela estrada nacional. Em dias de sorte, e se conseguiram vender alguns produtos da machamba, alguns alunos conseguem apanhar chapa. Outros têm a sorte de às vezes poderem utilizar a bicicleta de um pai ou vizinho, mas normalmente, estes 9 alunos saem em grupo e fazem-se à estrada para continuar a estudar.

Esta campanha proporcionará bicicletas para cada um dos 9 alunos de Natôa. Uma bicicleta mudará significativamente a qualidade de vida de cada um desses alunos e motivá-los-á a perseverar em seus estudos. Também serão usadas para ajudar as suas famílias a vender mais nos mercados, aumentando assim os meios de subsistência para as suas famílias.

Esta Campanha fornecerá:

  • 9 Bicicletas
  • Transporte para a remota vila de Teacane, no Norte de Moçambique
  • Peças Suplentes e Acessórios (Lanterna, Bombas, ferramentas e kit de remendos)
  • Treino básico para todos os 9 alunos em mecanica e manutenção de bicicletas

Concluido

Arrecadado: $1030

Bicicletas: 8

Av. Kwame Nkrumah, n˚417, Sommerschield
Maputo, Mozambique

info@mozambikes.com

+258 82 821 7825 | +258 84 340 0310

Copyright © 2022 Mozambikes.
Todos Direitos Reservados.

Encontre-nos aqui

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram