INTEGRAÇÃO DAS FAMILIAS DESLOCADAS INTERNAS NAS COMUNIDADES | CABO DELGADO

Categoria

, , , ,

Sobre este projecto

Desde Outubro de 2017 têm vindo a ocorrer, no norte da província de Cabo Delgado, ataques de grupos armados que resultam em aldeias queimadas, infraestruturas destruídas e na proliferação do medo. A situação intensificou-se no início de 2020, provocando o aumento do número de pessoas deslocadas internas que fugiram para zonas mais a Sul da província.
De acordo com dados da OIM, contam-se, actualmente, mais de 500 000 pessoas deslocadas internas na província de Cabo Delgado, que se encontram integradas em comunidades de acolhimento como: Impire, Miéze, Mahera e Salaue, oriundas dos distritos mais a Norte da província, sobretudo de Mocímboa da Praia, Macomia, Muidumbe e Quissanga.

Na procura de segurança, muitas destas famílias, saíram com poucos ou mesmo nenhuns bens, muitas sem documentação e procuraram refúgio junto de familiares, amigos ou apenas conhecidos. Estes agregados familiares são muito numerosos com (cerca de 6-7 pessoas), sendo que metade são crianças.
Apesar de distantes entre si (em relação a Pemba, Miéze fica a 25km, Impire a 50km, Saluae a 85km) são muitas as características comuns às 3 comunidades, como o desenvolvimento da agricultura de sequeiro, com recurso a corte e queimada, e em regime de exploração familiar, bem como o comércio informal que são as principais fontes de rendimento dos seus habitantes.
As casas são de construção precária, com recurso a materiais locais como matope (argila), bambus e capim e o acesso à água é possível através do uso de fontenárias ou poços artesanais.

As 3 comunidades têm sido alvo de intervenção da Helpo nas áreas da Educação, Saúde Materno-Infantil e Emergência, mas através de um programa de Bolsas de Estudo, tem apoiado a entrada e a manutenção de alunos no ensino secundário nas 3 comunidades. E
recentemente, este apoio tem sido garantido a jovens alunos e alunas deslocados/as agora a viver nestas comunidades, onde a Escola Secundária ou Salas Anexas mais próximas ficam a cerca de 15-20 km.

Outras famílias conseguiram, também, desenvolver pequenos negócios como a venda de pão, bolinhos, chamuças, etc, que vendem nos mercados locais.

A campanha pretende arrecadar 100 bicicletas, onde as mesmas vão ajudar a melhorar a qualidade de vida destas pessoas, e não só como mas que toda a família possa beneficiar-se deste meio de transporte, aumentado a sua independência a vários níveis: os filhos estudantes para garantia da sua frequência escolar em escolas longínquas como são o caso das escolas secundárias, os pais na procura de fontes de rendimento e/ou de criação de negócio, de modo a aumentar as probabilidades de subsistência das suas famílias.

Esta campanha fornecerá:

• 100 Bicicletas
• Transporte
• Peças suplentes e acessórios
• Treinamento básico sobre cuidados e manutenção de bicicletas

Concluido

Arrecadado: $15000

Bicicletas: 100

Av. Kwame Nkrumah, n˚417, Sommerschield
Maputo, Mozambique

info@mozambikes.com

+258 82 821 7825 | +258 84 340 0310

Copyright © 2022 Mozambikes.
Todos Direitos Reservados.

Encontre-nos aqui

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram