KARIBU (BEM VINDOS) INTEGRAÇÃO ESCOLAR DE DESLOCADOS INTERNOS CABO DELGADO

Categoria

, , , ,

Sobre este projecto

Desde outubro de 2017 têm vindo a ocorrer na Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, ataques de grupos armados que resultam em aldeias queimadas, pessoas assassinadas e infraestruturas destruídas. Um dos efeitos destes ataques tem sido a proliferação do medo e o aumento do número de pessoas deslocadas internas que fogem para zonas mais a sul e mais urbanas, como a Cidade de Pemba.

Um dos pontos de maior concentração de deslocados tem sido o Bairro de Mahate que, já soma cerca de 12 mil pessoas deslocadas sendo que, destas, 7202 são crianças (segundo os últimos dados obtidos pela Sede Administrativa do Bairro em Dezembro de 2020).

Tendo em conta que é expectável o aumento desta pressão populacional com a chegada de mais pessoas deslocadas a fugir do conflito, nasce o Projeto Karibu com a missão de implementar medidas de apoio às estruturas escolares criando assim, condições para a integração dos deslocados internos nas escolas de Mahate.

O projeto teve inicio em Janeiro de 2021 e seguirá até Dezembro de 2022. Dentre as diversas actividades que serão implementadas ao longo desses dois anos, o Karibu prevê a criação de um Gabinete na Sede Administrativa do Bairro com o objetivo de atender as demandas que as crianças deslocadas enfrentam como, por exemplo, a falta de documentação, material escolar e roupas.

Entretanto para além dessas preocupações, é recorrente que muitos alunos do bairro desistam de prosseguir com seus estudos pelo fato de que, a Escola Secundária mais próxima do bairro dista aproximadamente 6km (12km ida e volta). Com os custos para ingressar em uma Escola Secundária, o estudo do filho passa a não ser uma prioridade para os pais e, para aqueles que optam por fazerem o ensino secundário, a solução são os chapas (20MT ida e volta) ou caminhar até sua Escola.

Com este projecto, queremos incentivar a permanência e progressão escolar dessas crianças, acreditando que, com o esforço pode-se fazer da escola um ambiente de esperança, em que as crianças sintam-se impelidas a prosseguirem com seus estudos e a idealizarem um futuro melhor.

A campanha pretende apoiar aos 45 dos melhores alunos das duas Escolas Primária de Mahate (EPC de Mahate e EPC Carlos Lwanga) sendo que, 75% das bicicletas sejam destinadas para as raparigas visto que, entre as meninas a desistência do estudo é ainda maior, motivo que resulta em casamentos prematuros e gravidezes precoces.

Esta campanha fornecerá:
• 45 Bicicletas
• Transporte
• Peças suplentes e Acessórios
• Treino básico sobre cuidados e manutenção de bicicletas

Concluido

Arrecadado: $6750

Bicicletas: 45

Av. Kwame Nkrumah, n˚417, Sommerschield
Maputo, Mozambique

info@mozambikes.com

+258 82 821 7825 | +258 84 340 0310

Copyright © 2022 Mozambikes.
Todos Direitos Reservados.

Encontre-nos aqui

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram